Histórico

 

Jandir Alexandre Panassol e sua esposa Andrea Soldatelli Panassol em julho de 2001 adquirem o lote nº 35 e 36 do Sr. Valentim Contó e da Sra. Maria Bianchi Contó, casal este que sempre trabalharam com parreirais e agricultura, criando sua família nessas terras da comunidade da linha Sant'ana interior da cidade de São Marcos-RS nos altos montes do rio das Antas.

 

A comunidade de Sant'ana surgiu em fevereiro de 1890 ocupada por 28 famílias. Entre as primeiras famílias, constam os nomes de Fabbris Giuseppe, Mascarello Antonio, Dal'prá Giovanni, Gazziero Angelo, Debovi Luiggi, Moroni Paolin, Spigolon Francesco.

 

A comunidade construiu, ao mesmo tempo, duas pequenas igrejas, à distância de um quilômetro apenas uma da outra. A capela de Santa Marta e a Capela Sant'ana. Em 1922 as duas comunidades entraram em acordo e construiram uma única igreja. Usaram a madeira da igreja de Santa Marta e ampliaram a de Sant'ana. A partir dessa data, a comunidade passa a se chamar de Sant'ana.

 

A imagem de Sant'ana que está na igreja é de madeira com data de 1903 e foi esculpida por Ricardo Dalmédico.

 

Um tal de Biazus de Flores da Cunha construiu o típico, original e característico campanário, cujo estilo era próprio das comunidades italianas. Nele, foi colocado um sino, que é o primeiro sino de São Marcos.

 

No sino encontram-se a inscrição em dois idiomas, latim e italiano: "SOLO DEO HONOR ET GLÓRIA" - OPERA DI GNOATTO GIOVANNI E. FIGLI - B. G. ANNO 1899. D.E. ("Somente a Deus a honra e a glória" - obra de João Gnoatto e filhos. Bento Gonçalves, ano de 1899. D.E.). Informações retiradas do livro História de São Marcos escrito por Pe. Osmar J. Possamai e Luiz A. Rizzon.

 

Esse terreno foi adquirido com a intenção de fazer a plantação de uvas viníferas para a produção de vinhos finos em uma quantidade muito pequena, sonho esse que começa a realizar-se com a construção da vinícola no ano 2009, sendo que em fevereiro de 2010 são produzidos 2.500 lt de vinho Moscato Giallo e 2.500 lt de Vinho Merlot, com equipamentos modernos, todos em aço inox e com enólogo acompanhando cada passo do processo de vinificação.